Techplastico.com

A Renault está investindo fortemente em biocompostos para o novo modelo Leve 5 E-Tech.

Com a sustentabilidade se tornando cada vez mais crucial para os consumidores, a Renault respondeu a essa demanda ao equipar seu novo carro totalmente elétrico com materiais de baixo CO₂ fornecidos pela Forvia (antiga Faurecia). Entre esses materiais estão o NAFILean-R e o Ecorium, que combinam polipropileno reciclado (PP), tereftalato de polietileno (PET) e fibras naturais, como a de cânhamo.

Esta é a primeira vez que um biocomposto é utilizado em um veículo. A Materi’act, divisão de materiais sustentáveis da Forvia, fornece ao Renault 5 E-Tech o NAFILean-R, um biocomposto que incorpora 20% de fibras naturais de cânhamo e uma matriz de PP totalmente reciclado, proveniente de resíduos pós-consumo. Este material é adotado pela primeira vez no painel de instrumentos do veículo.

Desenvolvido em colaboração com as recicladoras Veolia e APM, o NAFILean-R oferece uma redução de 73% nas emissões de CO₂ e uma economia de peso de 20%, sem comprometer as especificações rigorosas de resistência, segurança em colisões e qualidade do ar da cabine. Além do painel de instrumentos, o console central do Renault 5 E-Tech também é fabricado com materiais sustentáveis.

5 E-Tech Imagem Renault

**Alternativa ao couro animal**

O Ecorium, um material de acabamento premium projetado como alternativa ao couro animal, também estará disponível em alguns modelos do novo E-Tech. Feito a partir de plástico reciclado, especificamente PET, e cânhamo, o Ecorium proporciona uma redução de 90% nas emissões de CO₂ em comparação com o couro tradicional. O cânhamo utilizado é cultivado e processado localmente na Borgonha.

Interior do Renault 5 Etech incorpora plásticos sustentáveis . Imagem Renault

“O novo R5 E-Tech representa mais um marco no nosso esforço contínuo para incorporar o máximo possível de materiais reciclados e renováveis. Graças à colaboração próxima com engenheiros de projeto e fornecedores como a Forvia, conseguimos utilizar esses materiais em áreas anteriormente reservadas apenas para polímeros virgens, sem comprometer o design, desempenho ou durabilidade”, afirmou François Farion, diretor de design para inovação e sustentabilidade do Groupe Renault.

Mobilidade ecologicamente responsável

“É emocionante colaborar de perto com as equipes da Renault e da Ampere em um veículo tão emblemático. Com o Renault 5 E-Tech, a Forvia demonstra mais uma vez a amplitude de seu portfólio de soluções, atendendo ao desejo de nossos clientes por uma mobilidade ecologicamente responsável e inovadora”, disse Thorsten Muschal, vice-presidente executivo de vendas e gerenciamento de programas da Forvia.

 
 
 
 
 
plugins premium WordPress